RAZÃO SOCIAL: CLINICA UROLÓGICA LIVORATTI LTDA
NOME FANTASIA: DR. LUIZ EDUARDO LIVORATTI
TELEFONE: (18) 3301-8665
ENDEREÇO: RUA RIO DE JANEIRO, 47
BAIRRO: JD. SUMARE CEP: 16.015-150
CIDADE: ARAÇATUBA UF: SP
A atividade médica ambulatorial restrita a consultas presta-se aos pacientes externos. Sua finalidade é prover a consulta clínica (diagnóstico e receitas), estando fora deste segmento as urgências, prontos-socorros, procedimentos cirúrgicos (cirurgias) e realização de exames complementares. Envolvem apenas médicos e dentistas (odontólogos), também englobando as clínicas dentro de empresas. Este serviço costuma ser realizado em diversos tipos de clínicas, como: ambulatórios, consultórios médicos, postos de saúde (também postos de assistência), clínicas (de especialidades, como odontológica, oftalmológica, dermatológica, ou gerais - policlínicas). Outras especialidades médicas importantes que prestam consultas são: cardiologia (do coração), pneumologia (dos pulmões), nefrologia (dos rins), gastrentereologia (do sistema gastrointestinal), otorrinolaringologia (ouvido, nariz, faringe, laringe, cabeça e pescoço), neurologia (do sistema nervoso), ginecologia (do aparelho reprodutor feminino) e várias outras.
A atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos compreende os serviços de consulta e tratamento, desde que aptos à realização de procedimentos cirúrgicos. Ressalta-se que o serviço à pacientes internados (sob o regime de internação) enquadra-se em outra classe. Não fazem parte deste segmento as atividades restritas a consultas, ou para exames complementares, tampouco regimes de urgência e prontos-socorros. Os beneficiados, como podemos imaginar, são os pacientes que necessitam dos serviços aqui citados.
A atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares é diferente das atividades restritas a consultas, assim como aquelas que incluem procedimentos cirúrgicos. Nesse caso, o elemento fundamental é a realização de exames complementares - como raio-x, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia e muitos outros, inclusive das áreas dermatológica e oftalmológica. Os estabelecimentos podem ser postos de saúde, clínicas e consultórios. O serviço é voltado para os pacientes em geral.
As clínicas e residências geriátricas estão relacionadas aos serviços de assistência, alojamento, alimentação, enfermaria e auxílio médico e psicológico. São focadas nos idosos e indivíduos de idade avançada, inaptos para viver independentemente. Os locais utilizados para este serviço costumam ser denominados: casas de repouso, centros geriátricos ou clínicas/residências geriátricas. Esta classe não compreende instituições de longa permanência para idosos, condomínios residenciais para idosos ou albergue assistencial.
As atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes representam os serviços prestados em residências coletivas para os citados pacientes que não apresentam condições de sobreviver de forma independente. Além de alimentação e alojamento, também são fornecidos nestes locais atendimento médico, enfermagem e cuidados psicológicos. Pessoas imunodeprimidas são aquelas com imunidade e defesas do organismo baixas, mais suscetíveis a contaminações de doenças por vírus e bactérias, enquanto que as convalescentes são as que estão em processo de recuperação da doença. Não se consideram nesta categoria pacientes de doenças como o câncer e a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS).
Os centros de apoio a pacientes com câncer e AIDS é uma atividade especializada para os doentes portadores destas doenças. A AIDS é a síndrome de imunodeficiência adquirida, transmitida através do sangue e fluidos corporais (uma das mais perigosas doenças sexualmente transmissíveis). O câncer pode abranger vários tipos e estados de gravidade diferentes (mama, pulmão, estômago, pâncreas, próstata, intestino, cérebro, pele, linfoma, medula, dentre outros). Nestes estabelecimentos, desenvolvem-se atividades e cuidados especializados para cada tipo de doença.
As atividades de centros de assistência psicossocial são voltadas para indivíduos com deficiência e doenças mentais, distúrbios psíquicos e dependentes de drogas. Supervisão, acompanhamento psicológico, serviços de alimentação e cuidados medicinais são oferecidos por estes centros. Como exemplo ilustrativo desta categoria, temos as associações de alcoólicos anônimos.